VIAGENS
Cidade de partida:
Cidade de destino:
Mais buscados
NEGÓCIOS
(ou Produtos/Serviços)
Procurar por:
Na cidade:
Mais buscados
Veja aqui quem anuncia conosco

Até o momento já foram 2.773.737 visitas

 
Meios de comunicação em Coari: Internet
Publicado em 12/04/2011  Visualizações: 1519
A internet é o único meio de comunicação utilizado para divulgar os acontecimentos locais ao público de fora da cidade de Coari, e um dos principais meios de comunicação onde os coarienses se comunicam com pessoas de outras cidades, através das redes sociais. São três provedores que fornecem o serviço para 900 pontos residenciais e comerciais em toda a área urbana, além de 7 Cybers espalhados pela cidade que atendem a mais de 450 pessoas diariamente. Os serviços são limitados pelas velocidades de 54 a 128 kbps, ao preço mínimo de 120 reais. Além das razões empresariais das empresas fornecedoras do serviço, que desafiam as regras básicas de controle de custos ao assumirem o alto valor do link, que chega a 12 mil reais/mês para 2 MB, percebe-se a grande importância e o valor social do serviço prestado à comunidade coariense, uma vez que sem esses provedores o acesso à grande rede seria impossível para a maioria da população.


SITE OFICIAL DA PREFEITURA DE COARI

www.coari.am.gov.br


BLOGS E REDES SOCIAIS


Os principais responsáveis por divulgar os acontecimentos do dia-a-dia de Coari na internet são os blogs Província de Machiparo, de Francisco José; Em Destaque, de Daniel Maciel; e Coari.com, de Archipo Góes.


Blog Província de Machiparo - machiparo.blogspot.com

O blog machiparo.blogspot.com nasceu da inspiração de outros blogs, como os de Cora Ronai (cora.blogsplot.com). O interesse pela leitura, e por temas variados como tecnologia, levou o Padre Zezinho (Francisco José), a criar em 2004 o blog coaripolis.blospot.com. Lá, começou a expor seus sentimentos do mundo amazônico, da cultura e do cotidiano coariense. Depois de ter a “senha roubada”, Padre Zezinho perdeu o acesso ao blog Coaripolis e criou o Província de Machiparo (no seu blog ele explica o significado da expressão Machiparo), dando continuidade na exposição do seu ponto de vista sobre temas que lhe agradam ou incomodam.

“Como padre, realizo muitas visitas aos comunitários. Converso com cada família, procurando entender suas aflições e transmitir orientações cristãs. Essa experiência com a comunidade me permite conhecer a dura realidade na qual a sociedade coariense está inserida. Essa realidade eu tento mostrar no blog. O blog é muito acessado diariamente. São muitos comentários, de toda espécie. Na moderação, somente uma pequena quantidade entre 5 e 10% é liberada para exibição. O restante é composto de comentários que ofendem pessoas, que acusam sem provas, comentários banais, de baixo calão, etc.. Isso não vale a pena divulgar”, esclarece.

“Os posts não são relacionados à igreja, nem católica e nem evangélica. Evito falar de padres e outras lideranças religiosas”, finaliza Padre Zezinho.

Na igreja católica, Padre Zezinho está ligado à área urbana de Coari, através do Seminário e celebrações nas igrejas.


Blog Em Destaque - coariemdestaque.blogspot.com

O blog de maior visitação diária é o Coari em Destaque, do cientista política Daniel Maciel. Profissional da rádio Nova Coari FM, Daniel Maciel apresenta o programa matinal Em Destaque, de segunda a sexta e no sábado à tarde o Golpel MIX. Diariamente Daniel Maciel visita várias áreas da cidade, entrevista a população e autoridades, assiste às sessões da Câmara Municipal, cobrindo os acontecimentos locais para apresentar no seu programa diário, onde apresenta também uma resenha dos fatos políticos da cidade. Outra atividade assumida recentemente é o de colunista do jornal Extra Coari, de circulação semanal.

“Esse conteúdo jornalístico é elaborado tanto para a rádio como para o blog. A reação do público local ao que é apresentado na rádio é uma coisa. Outra coisa é a reação dos internautas aos posts do blog coariemdestaque.blogspot.com. Temos mais de 60 mil acessos (Page views) todo mês. Algumas notícias são utilizadas por grandes jornais de Manaus. Isso para um blog de uma cidade do interior do Amazonas é um grande feito. Os internautas enviam comentários, que nem sempre posso exibir. Descarto em torno de 60% dos comentários, infelizmente”, é o que esclarece Daniel Maciel que além de estar acompanhando os acontecimentos políticos da Coari de hoje, realizou longa pesquisa histórica sobre a história da cidade, que resultou no livro “Coari – de Orellana a Alexandre Motoril”. O livro, de 242 páginas, está em fase de impressão e o autor espera que com o seu lançamento possa “contribuir com a divulgação da história da nossa cidade”.


Blog Coari.com - coari.blogspot.com

O empresário Archipo Wilson, proprietário da loja Coari.com localizada em frete a Catedral, é o que se pode chamar de “pioneiro” na internet em Coari. Dono do primeiro blog com o nome da cidade, o coari.com (em 2002), Archipo começou na área de informática em 1991, com o curso de Programação em Basic (uma das primeiras linguagens de programação), como conta. “De lá para cá, foram vários cursos de formação técnica que me possibilitaram adquirir conhecimento nas áreas de hardware e software. Desenvolvi alguns sistemas em Access (MSAccess, Sistema de gerenciamento de banco de dados da Microsoft) que são utilizados até hoje em algumas lojas de Coari e até mesmo na Câmara de Vereadores, onde trabalhei como Assessor de Informática nos anos de 1999/2000 e 2005/2006”, comenta.

No final de 2006 Archipo inaugura a loja Coari.com, especializada em equipamentos e serviços de informática. Ao mesmo tempo, divulga o nome Coari na internet, com a criação da Comunidade Coari, no ORKUT. A comunidade chegou a ter 1300 membros em 2008, quando Archipo deixou o controle a outros membros. Novamente registrando o nome da cidade, foi criado em 2011 o Grupo Coari em outra rede social, o Facebook, que já conta com mais de 230 membros.

“No primeiro blog e no site Coari.com mantínhamos um acervo de fotos que mostravam a história de Coari. Minha intenção é retornar com o site e continuar com a divulgação da nossa cidade. E hoje, com a ligação com as redes sociais, principalmente com o Facebook, fica fácil essa divulgação. Mas vou aguardar a chegada da Banda Larga na cidade. Com essa velocidade que temos hoje, não é possível publicar muitas imagens num tempo razoável”, finaliza.


PROVEDORES DE INTERNET E CYBERS

O serviço de internet no interior do Amazonas é extremamente precário. Coari não foge à regra. A velocidade média do serviço oferecido na cidade fica abaixo de 64 kbps.

Como não há grandes empresas do ramo interessadas em investir nas 61 cidades do interior, o investimento é feito por pequenos empresários que entenderam o problema como uma oportunidade e criaram mecanismos com as tecnologias disponíveis para poder suprir, em parte, a demanda pelo serviço.

Em Coari, são três os provedores de internet: Solamigo, Amazon, PCEasy. Duas empresas do ramo de Cyber Café, a Galaxia e Yasmin.com, também fornecem internet, mas a poucos clientes e que sejam localizados próximos do respectivo cyber.

Em números, Coari surpreende. São 900 pontos de internet instalados e ativos, entre residenciais e comerciais. Pelos cybers passam diariamente 450 pessoas. Ou seja, em média, 1.350 pessoas acessam diariamente a internet em Coari. Isso sem contar com os órgãos públicos e as grandes empresas, como Petrobras, Bradesco, Banco do Brasil, Correios e TRE, que mantém provedor exclusivo.

A população total de Coari é de 75.909 (base 2010). Se considerarmos somente a área urbana, onde existe acesso à internet, a média de 1.350 pessoas com acesso diário corresponde a 2,72% da população (49.636).

Somando todos os links contratados pelos provedores locais e cybers, não cumulativos (a maioria dos cyber contratam links dos provedores locais), o total chega 16 MB: 6 da Embratel e 3 de outros fornecedores; e mais 7 MB de links download da Opensky. Os links contratados de download são justificados pelos provedores como “uma forma de incrementar a velocidade disponível, uma vez que o valor de cada megabit da Embratel é altíssimo, além da pouca disponibilidade”, esclarece um dos proprietários.

A indicação MB, na verdade corresponde a Mbps (Megabit por segundo), que indica a unidade de transmissão de dados, ou a velocidade contratada de transmissão de dados.

O serviço de internet, entre provedores e cybers, gera 40 empregos em Coari. São Técnicos, Atendentes, Analista Financeiro/Cobrança e Coordenadores. Mas, é quase consenso entre os proprietários, quanto à baixa qualidade da mão-de-obra. Como não há cursos de capacitação nessa área em Coari, o profissional é contratado sem experiência. O treinamento é dado pelo Coordenador, que vai a Manaus participar de cursos e treinamentos, e posteriormente treina o funcionário para as atividades que ele irá desempenhar, como instalação do cabeamento, equipamentos, rede e manutenção.


Solamigo

Praça Getúlio Vargas, 80 – Centro. Fone: (97) 3561-2207

Em breve em novo endereço: Rua Gonçalves Lêdo, 254 – Centro

“Em constante expansão, a Solamigo trabalha atualmente na instalação de modernos equipamentos para atender aos novos bairros, Ciganópolis e Grande Vitória". Utiliza tecnologia de distribuição operando com 2 torres principais de transmissão: uma na rua 2 de agosto e outra na Gonçalves Lêdo; além de 10 repetidoras de sinal nos bairros Tauá-Mirim, Chagas Aguiar (3 repetidoras), Santa Efigênia, Santa Helena, Urucu, Naide Lins, Residencial Rebecca e Vale da Benção. A partir das repetidoras, o sinal é levado à residência do cliente através de cabos.

Juntamente com o serviço de provedor de internet o grupo Solamigo mantém a Loja Infocel, onde oferece produtos de informática, celulares e a linha de produtos de beleza e perfumaria da Top Internacional.


Amazon Internet e Serviços

Rua Gonçalves Lêdo 343 A – Centro. Fone (97) 3561-2067


O grupo Amazon Internet e Serviços, que nasceu da aquisição do Amazon Cyber, é administrado por Júnior Miranda, que é Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Além de fornecer internet para o público em geral, a Amazon é a principal fornecedora do serviço para a Prefeitura, Câmara Municipal, e para os seguintes cybers: Future, Pegazus, HBell’s, Galaxia e PeraNet.


PCEasy

Rua 2 de dezembro, 583 – Tauá-Mirin. Fone: (97) 3561-3339

O grupo PCEASY é o único que trabalha exclusivamente com o link da Embratel (não utiliza o serviço de download da Opensky). Atualmente com 2 MB, o grupo aguarda a liberação de mais 2 MB para atender a uma quantidade maior de clientes.

A distribuição do sinal é feita através da torre principal (localizada na sede da empresa), que leva o sinal a três pontos de retransmissão. A partir dos retransmissores, o sinal chega ao cliente através de cabos.

O empreendimento PCEASY compreende o serviço de provedor de internet, atendendo à residências e empresas, e também o cyber PCEASY, que conta com 20 máquinas e está localizado ao lado do escritório da empresa.





Galaxia

Rua Gonçalves Lêdo, 633 – Centro. Fone: (97) 3561-2298


O novo cyber Galáxia, inaugurado em 2010 em novas instalações, é a renovação do antigo cyber Galáxia que funcionou em Coari por 5 anos, até ser vendido para o empreendedor Gilcimar (Gil), que fixou residência na cidade depois de sair de Xapuri (AC), estudar em Cobija (Bolívia), viver em Manaus, viajar a trabalho por várias cidades de Roraima e do Amazonas, até se encantar com as belezas e as oportunidades da terra do gás natural.

Depois da aquisição do imóvel na rua Gonçalves Lêdo, Gil resolveu construir um prédio comercial na área da frente do terreno, e atrás construir sua residência, onde vive atualmente.

“É bom, por que utilizo o ambiente do cyber para receber amigos, acessar a internet e conversar com familiares do Acre, assistir TV, além de um bom lanche na lanchonete do cyber. Procuro oferecer os mais variados serviços para que o nosso cliente, que é o morador de Coari ou o viajante, possa se sentir confortável enquanto acessa a internet para consultas, resolver problemas ou simplesmente imprimir um documento”, esclarece Gil, que teve o “reconhecimento da qualidade do serviço oferecido quando o SEBRAE decidiu alugar o cyber para evento em Coari previsto para os dias 23, 24 e 25 de abril”.

Como provedor, a Galaxia atende somente a clientes próximos do prédio do cyber. São atualmente 25 clientes que recebem o sinal através de cabo. São aproximadamente 500 metros de cabos espalhados pela rua Gonçalves Lêdo e proximidades.


Yasmin.com

Travessa Mota, 55 – Centro. Fone: (97) 3561-9592

Joliveira791@hotmail.com

www.yasminnet.com.br


O cyber Yasmin.com, recém inaugurado na praça da Catedral e bem próximo à loja Coari.com, oferece um ambiente agradável e prático para quem precisa utilizar os serviços e se encontra nas proximidades do centro comercial de Coari.

“Por enquanto fornecemos internet somente aos amigos próximos do cyber”, declara Jorge, proprietário do yasmin.com, que atualmente conta com 15 clientes externos.



Outros cybers em Coari


Future
Rua Vieira Martins, 572 – Chagas Aguiar. Fone (97) 8123-8027
asoares-evoluction@hotmail.com


PeraNet
Bairro Pêra


Pegazus
Travessa Gilberto Mestrinho, 159 – Centro. Fone: (97) 3561-2081
compegazus@gmail.com


HBell’s Video Locadora e Cyber Lan House
Rua 2 de dezembro, 223 – Centro. Fone: (97) 3561-2895



INTERNET DISCADA E VIA CELULAR

Os serviços de telefonia, fixo e celular, não são satisfatórios em Coari. Frequentemente, os sinais das operadoras encontram-se fora de operação. Quanto à utilização do telefone para acesso à internet na cidade de Coari, a qualidade do sinal não permite a mínima conexão.

O tema "Telefonia" será abordado no último artigo da série "Meios de Comunicação em Coari".


PNBL e a INFOVIA (cabo de fibra ótica instalado no gasoduto Coari-Manaus)


“O Amazonas ficou fora do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) por falta de infraestrutura, mas, com o apoio do Governo Federal, poderemos utilizar as estruturas já existentes, e com isso, pelo menos 20 municípios do Estado já poderiam fazer parte do PNBL”. É o que comenta o consultor técnico da Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (PRODAM), Aristóbulo Araújo Angelim, que fez parte da comitiva de representantes do Governo do Amazonas que apresentou o projeto em Brasília, em reunião no mês passado.

O projeto orçado em R$ 20 milhões para conectar os municípios de Coari, Anamã, Anori, Codajás, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba ao cabo de fibra ótica instalado no gasoduto Coari-Manaus, ganhou força com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Telebrás, empresa que vai administrar a fibra ótica da Petrobras.

Entre os empreendedores donos de provedores de internet em Coari, o entendimento é variado. Alguns entendem que a Infovia (cabo de fibra ótica instalado no gasoduto Coari-Manaus) trará internet para Coari somente para os órgãos públicos, principalmente escolas. Outros acreditam que a parceria dos atuais provedores com a empresa que ganhar a concessão para a implantação do PNBL em Coari, será a solução onde todos serão beneficiados, inclusive o cliente final, que terá um serviço de melhor qualidade a um preço mais baixo.



Fonte de consultas:

Internet em Coari – Entrevistas com proprietários de provedores, cybers e blogs.

PNBL e a INFOVIA – www.acritica.uol.com.br



Leia também:

Meios de Comunicação em Coari: Carro Som

Meios de Comunicação em Coari: Jornais e Revistas

Meios de Comunicação em Coari: Rádio e Televisão


Próximo artigo sobre meios de Comunicação em Coari:

Telefonia fixa e celular

Envie seu Comentário
Nome:
E-mail:
Não será publicado no site
Digite os numeros da palavra escrita na imagem:

É importante a resposta para evitar SPAM nos comentários
Comentário:
Tags permitidas <b><i>
Nenhum comentário
 
Viagens & Negócios - Conheça as Cidades do Amazonas
contato@viagensenegocios.com.br
Todos os direitos reservados. As imagens não podem ser utilizadas para fins comerciais sem prévia autorização.
Os textos assinados são de responsabilidade do autor e não refletem, necessariamente, a opinião do Portal.